Goiás lança curso de Braille para professores do atendimento especializado

Leandro Lemes
2 Min de Leitura
Goiás lança curso de Braille para professores do atendimento especializado

A Secretaria da Educação de Goiás lançou um curso voltado a professores do atendimento educacional especializado, com foco no ensino do sistema Braille. O curso será ministrado pelo Núcleo de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual (NAP).

O curso é semipresencial e teórico-prático, com duração estimada de quatro meses. As aulas são divididas entre encontros online, ao vivo, e presenciais, realizados no Núcleo de Apoio para Deficientes Visuais (NAP), localizado na Viela Couto Magalhães, no Setor Pedro Ludovico, em Goiânia.

Os conteúdos abordam fundamentos teóricos e práticos da alfabetização em Braille, noções de prontidão para a leitura e escrita tátil, além da exploração de recursos didáticos e tecnológicos de apoio.

Essa formação promove maior acessibilidade e inclusão, tornando os profissionais da educação mais capacitados para proporcionar aprendizagem e participação a todos os estudantes.

Braille

O Braille é um sistema de escrita e leitura tátil para pessoas cegas, inventado pelo francês Louis Braille, em 1829.

No Brasil, a adoção do sistema foi impulsionada e defendida em 1850 por José Álvares de Azevedo, um brasileiro cego que estudou sobre a ferramenta em Paris. Essa defesa levou à fundação do Instituto Imperial dos Meninos Cegos, em 1854, com a oficialização do Braille no país e a primeira produção de livros no formato.

Hoje em dia, o uso e o ensino dessa ferramenta para pessoas com deficiência visual têm sido cada vez mais impulsionados por governos e instituições comprometidos com a inclusão.

Saiba mais

Concurso de desenho Goiás em Traços e Cores abre votação

Educação orienta sobre cuidados no clima seco e quente

Educação seleciona finalistas do Concurso Sabores da Escola

O post Goiás lança curso de Braille para professores do atendimento especializado apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.

Compartilhe Este Artigo